nosso telefone é 11 5029-797911 5029-7979
nosso email é golcontabilidade@golcontabilidade.com.brgolcontabilidade@golcontabilidade.com.br
nosso horário de funcionamento é De segunda a sexta das 10:00hs às 17:00hsDe segunda a sexta das 10:00hs às 17:00hs
acesse aqui nosso facebook acesse aqui nosso facebook

Contabilidade Consultiva

CONTABILIDADE CONSULTIVA

 

A Contabilidade Consultiva ocorre quando o contador atua de forma próxima do empresário com um foco maior no relacionamento com o cliente, utilizando da Ciência da Contábil para fazer diagnósticos mais profundos e com essas informações conseguir ajudar o empresário na tomada de decisão. Até mesmo, levar a empresa à prosperidade e riqueza.

Ela vai além de contabilidade comum, você como empresário recebe balancetes, darfs, hollerith, um relacionamento “frio” onde o contador só te procura para falar de honorários em aumento, férias de funcionários ou para resolver alguns problemas frente a alguns órgãos.

Por um longo período os contadores se perderam no tempo e esqueceram do principal objetivo da contabilidade: estar do lado do empresário em todos os momentos de decisões. 

O verdadeiro valor contábil começa quando o balancete tem com ele a capacidade de analisar as informações para as tomadas de decisões assertivas e que agregam em sua empresa. 

 

Com a contabilidade consultiva conseguimos muitos benefícios!

 

Redução de custos: tanto para os escritórios contábeis quanto para os empresários. 

O contador consultor tem a capacidade de auxiliar o empresário nos processos internos trabalhando a parte de pessoas e processos. Com isso, os processos internos ficam cada vez mais otimizados e a equipe totalmente engajada com valores e propósitos da sua empresa.

A Contabilidade Consultiva, permite que seu contador se relacione com você de forma clara e objetiva na linguagem ideal em que ambos se entendem, principalmente no momento de entregas de dados ou até mesmo dashboards que refletem o seu balancete. 

 

Quais são os benefícios da Contabilidade Consultiva?

 

“O trabalho contábil só se completa quando se associam informação, explicação, estudo e orientação” - Antônio Lopes de Sá.

Como bons profissionais, nada melhor que aprender com a fera da contabilidade.

Como empresários, podemos nos perguntar: para que meu contador apresentou a contabilidade consultiva para minha empresa? 

Para responder essa pergunta vamos ver alguns benefícios que ela traz para o seu negócio.

 

INOVAÇÃO

 

Ter uma contabilidade inovadora é uma forma criativa de identificar e resolver os problemas encontrados nas empresas. A contabilidade consultiva está diretamente ligada à inovação. 

Quando o contador faz uso de processos automatizados, estratégias de marketing, ferramentas tecnológicas, além de integrações de relatórios financeiros e contábeis para facilitar o entendimento, ele está trabalhando em seu favor. Todo esse processo é feito para que o relacionamento de vocês seja mais próximo e que as informações fornecidas sejam usadas para a tomada de decisões estratégicas. 

 

 

SAÚDE FINANCEIRA

 

Os preços dos produtos e serviços não são definidos apenas de acordo com os objetivos traçados pelos empresários. É preciso utilizar de todo um contexto sobre os custos de produção, média de lucros e principalmente o mercado em que se encontra. Neste momento, a contabilidade consultiva apoia o empresário no entendimento dos dados de forma estratégica, identificando o que é praticado no mercado. 

Vale ressaltar que essa identificação começa pelo conhecimento da posição atual da empresa no mercado e o quanto se conhece da precificação ideal. Dessa forma, o empresário consegue entender o quanto é necessário cobrar para que seu faturamento seja capaz de cumprir com seus custos e despesas envolvidos na operação.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho para atingir objetivos em uma empresa. Ele funciona como um roteiro que determina onde a empresa está, onde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir essa jornada. 

Durante a estratégia financeira o contador consultor irá atuar junto ao departamento financeiro e apoiará na interligação das áreas por meio das informações contidas em fluxos de caixa, demonstrações contábeis, balanços, balancetes, entre outros. Dessa forma o trabalho em conjunto se tornará cada vez mais alinhado, conquistando grandes ganhos nas tomadas de decisões.

 

GESTÃO DE RISCOS CONTÁBEIS

 

Unindo a tecnologia e a inovação, a contabilidade consultiva faz com o que os contadores tenham mais tempo para analisar os dados contábeis das empresas, identificando possíveis inconsistências, reduzindo as falhas nos processos e tornando o relacionamento com gestores e empresários confiantes.

Quando você tem como parceiro de negócios um contador consultor para tomada de decisões, a redução dos custos com tributos, por exemplo, é bem real. Afinal, ele irá analisar a fundo as contas existentes da empresa, possibilitando assim uma redução de cada uma delas.

 

DECISÕES ASSERTIVAS

 

Outro benefício da contabilidade consultiva é a aproximação com o empresário de forma significativa para melhorar seus índices financeiros e contábeis. As análises e interpretações de dados visam elaborar planejamentos e auxiliar os empresários nas tomadas de decisões.